A TV Difusora entrou no ar em 10 de outubro de 1969. A data marcou a conclusão de um projeto iniciado em 1961, quando os freis conquistaram a concessão do canal junto ao Ministério das Comunicações. A idéia era criar uma programação genuinamente local que permitisse fazer de Porto Alegre um centro de produção cultural. A inauguração da emissora foi um evento muito bem organizado que contou com a presença do governador, Peracchi Barcellos, do cardeal Dom Vicente Scherer e do General Emílio Garrastazu Médici. Na oportunidade, Médici fez seu primeiro pronunciamento na televisão após ser escolhido o presidente da República.
Em 19 de fevereiro de 1972, a Difusora foi a primeira emissora brasileira a realizar transmissão ao vivo, em cores, diretamente da solenidade da Festa da Uva, de Caxias do Sul. Foi uma transmissão histórica em todo o país, inaugurando um novo momento da televisão brasileira. No dia seguinte, para confirmar o êxito da iniciativa, a Difusora transmitiu, novamente ao vivo e com imagem colorida, o jogo entre Grêmio e Associação Caxias. A partir daí, o investimento foi na qualidade da programação.Surgiram programas que acabaram se consagrando como o Câmera 10, Jogo Aberto e Portovisão, revelando e confirmando nomes de enorme prestígio na TV: Walmor Chagas, Moacyr Scliar, Sérgio Schüller, José Fogaça, Lauro Quadros, Carlos Bastos, Clovis Duarte, Ayrton Fagundes, Adroaldo Streck, Larry Pinto, Cascalho, José Antônio Daudt, Fernando Vieira, Tânia Carvalho e Geraldo José de Almeida, entre outros.
A TV Difusora teve alguns programas infantis, como o Recreio, apresentado pela Tia Bita e o menino Fabiano, mais tarde o Carrossel Bandeirantes, apresentado pelo mágico Tio Tony. Possui grande destaque educacional, a premiação por "Aluno Nota DEZ" onde eram distribuídos brindes como canetas com o logo "Eu sou nota DEZ" para alunos que apresentassem o boletim com notas DEZ.
As tardes eram preenchidas com filmes, séries e desenhos animados, mas também com programas locais. No final dos anos 70 surgiu o Discoteca 78 (no ano seguinte, Discoteca 79), apresentado por Fernando Vieira, nos finais das tardes. Em 1980, o então Diretor de Programação Claro Gilberto, lançou o Jornal da Mulher, apresentado por Maria Aparecida Vieira Souto e Tatata Pimentel, de 2ª à 6ª feira, das 16 às 17 horas.
As noites eram marcadas pelo noticiário Camera 10, que teve muitos apresentadores, inclusive Ana Amélia Lemos, a ex-miss Universo Ieda Maria Vargas, Sérgio Schueller, José Fontela, Magda Beatriz e outros. O produtor Claudinho Pereira estava por trás da maioria dos programas da emissora. Camisa 10 era o nome do programa esportivo da emissora, apresentado logo depois do noticiário. Teve vários apresentadores e comentaristas, entre eles João Carlos Belmonte, Lauro Quadros, Kenny Braga e Larry Pinto de Faria.
Em 1979, a Rede Bandeirantes passou a ser responsável por 30% da programação da emissora, através de um acordo com os capuchinhos. E no dia 30 de junho de 1980, a TV Difusora foi comprada pelo Grupo Bandeirantes, passando a se chamar TV Portovisão - Bandeirantes Porto Alegre, uma das então 14 emissoras da Rede Bandeirantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário