"Roberto de Carvalho ao Lado de sua esposa a Rainha do Rock Nacional Rita Lee"
(aqui na contra capa do LP e CD de 1990)
Roberto Zenóbio Affonso de Carvalho (Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1952) é um multi-instrumentista e compositor brasileiro.
Fiho de um engenheiro e uma pianista; é neto de Euclides Zenóbio da Costa, Comandante da Infantaria da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial e Ministro da Guerra de Getúlio Vargas. Roberto de Carvalho teve envolvimento precoce com a música. Cursou o Conservatório Brasileiro de Música, na cidade do Rio de Janeiro, e tornou-se pianista de formação clássica. Deslumbrou-se com o ritmo musical da Bossa Nova, mas isto não o impediu de encantar-se com o estilo rock dos Rolling Stones e The Beatles. Participou de uma das formações finais da banda Tutti Frutti. Embora sejam a maioria de suas composições parcerias com Rita Lee, Roberto já trabalhou com nomes como Ney Matogrosso, Jorge Mautner, Arnaldo Antunes e Arnaldo Jabor, entre outros. Além disso, em 1991, gravou um CD solo.
Roberto, nos bastidores e no palco, deu importante suporte sonoro a cantora Rita Lee, que conheceu quando tocava na banda de Ney Matogrosso. Iniciou-se uma intensa parceria musical, Rita nas letras, Roberto nas músicas.
Vivendo junto com a cantora Rita Lee desde 1976 (os dois se casaram em 13 de dezembro de 1996 no civil), Roberto mantém uma parceria musical muito bem sucedida com a cantora, tendo composto a seu lado grandes sucessos da música brasileira, como "Lança Perfume", "Saúde", "Jardins da Babilônia", "Doce Vampiro", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Flagra", "Desculpe o Auê", "Mania de Você", "Caso Sério", "Baila Comigo", "Amor e Sexo" dentre outros; o casal tem três filhos: Beto Lee, João e Antônio, nascidos em 1977, 1979 e 1981, respectivamente. Toca violão, teclado, guitarra, ajuda nos vocais e é maestro da banda de Rita.
(Aqui vemos a família completa Roberto e Rita com seus tres filhos em foto rescente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário