Os horários dedicados à produção religiosa terceirizada parecem cada vez
mais amplos. Alvo de questionamentos há muito tempo, a prática
finalmente está sendo investigada pelo Ministério Público Federal. O
procurador da República Sérgio Suiama, do MPF Rio de Janeiro, instaurou
um inquérito para avaliar se emissoras como Record, Band e RedeTV!
arrendam os horários para as igrejas ou se os tratam como publicidade ou
parte da programação oficial.
A legislação do Brasil
proíbe locação de horários em concessões públicas, que é o caso das
emissoras de TV. Ou seja, elas não podem ser subconcedidas. A lei
estabelece, ainda, que as redes não podem exceder 25% do tempo no ar com
publicidade.
Um estudo da Agência Nacional de Cinema serviu de base para a
abertura do inquérito, segundo informa o jornalista Daniel Castro. O
levantamento da Ancine revelou que, em junho, cultos e pregações
tomaram mais tempo
nas redes do que os telejornais - de cada cem minutos de programação de
TV aberta, 21 foram tomados por esse tipo de procurção no ano passado,
enquanto os telejornais ocuparam 13. O estudo concluiu que o tempo das
igrejas na TV cresceu 55% de 2012 para 2015. .
Naquele mês de junho, a RedeTV tirou 60 minutos do Olha a Hora
(extinto esta semana) para exibir conteúdo da Igreja Universal do Reino
de Deus. O horário foi vendido por algo em torno de R$ 2,5 milhões por
mês. A RedeTV já tem 43,4% da grade ocupada por conteúdo religios. A CNT
chega a 90%, mas, assim como a Rede 21, já é alvo de uma ação civil
público e não faz parte do atual inquérito do MPF do Rio.
Na Record, a Universal injeta cerca de R$ 500 milhões por ano, número
que representa um quarto do faturamento declarado da emissora de Edir
Macedo.
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