Uma equipe da Jornada Solidária, programa de responsabilidade social dos Diários Associados, saiu às ruas de Belo Horizonte na noite da última sexta-feira para distribuir o material arrecadado na Campanha do Agasalho. A campanha relâmpago reuniu roupas, calçados, cobertores e acessórios de frio, como meias, luvas e cachecóis, entre segunda e quarta-feira. “Não pudemos estender o tempo para doação porque a ação só faria sentido se as roupas fossem distribuídas enquanto estivesse frio”, explica Isabela Teixeira da Costa, coordenadora da Jornada Solidária.
Depois de separado e organizado para distribuição, o material encheu uma van e levou um pouco de conforto a cerca de 80 moradores de rua da capital mineira. A primeira parada foi o viaduto no cruzamento entre as avenidas Antônio Carlos e Américo Vespúcio. Em seguida, a equipe se deslocou para um abrigo na Rua Itambé, Região Leste de BH, onde havia um grupo numeroso de moradores de rua. Durante a distribuição, as pessoas que receberam doações relataram que os itens que mais contribuem para combater o frio são os agasalhos com capuz, meias e tênis.
Os moradores de rua receberam com carinho e alegria a equipe da Jornada Solidária. “Essa conversa olho no olho, o abraço, é uma forma de resgatar a dignidade dessas pessoas, que são invisíveis para muito”, comenta Isabela, que se comoveu com o espírito de solidariedade que encontrou entre os moradores de rua, que só receberam o que estavam precisando, deixando itens similares aos que tinham para quem estava precisando mais. A coordenadora da campanha elogiou a participação da sociedade que se dispôs a doar. “A qualidade do material arrecadado foi excelente. Nada de roupas sujas ou estragadas. Teve gente que comprou 30 cobertores novos para doar”, comemora.
Estado de Minas
A trajetória dos Diários Associados começou em 1924 quando o jornalista Assis Chateaubriand investiu em O Jornal, publicação que circulava no Rio de Janeiro. Empreendedor, Chatô, como era conhecido, tinha apenas 32 anos quando fundou o grupo. Com o sonho de integrar os brasileiros por meio dos veículos de comunicação, adquiriu outras empresas de mídia impressa, rádio e televisão e o grupo se tornou um dos mais importantes do Brasil. Em 1928, fundou a empresa gráfica O Cruzeiro e, em 1934, adquiriu a revista A Cigarra. Em Minas Gerais, desde 12 de maio de 1929, já existia o jornal Estado de Minas. Pouco tempo depois, em 1931, nascia o Diário da Tarde. Chatô fundou ainda, no Rio de Janeiro, a Agência Meridional e a Rádio Tupi. A elas se juntaram a Rádio Tupi de São Paulo, e a Rádio Educadora, rebatizada de Tamoio, no Rio.
A televisão veio em 1950: a TV Tupi de São Paulo, primeira emissora da América Latina. Em Minas fundou as rádios Guarani e Mineira e, na década de 50, a TV Itacolomi. A TV Alterosa foi adquirida posteriormente e agregada ao grupo mineiro. Antes de falecer, Chateaubriand criou o Condomínio Acionário e distribuiu as cotas das empresas para 20 amigos, entre eles vários dirigentes dos veículos de comunicação do grupo, e seus filhos. Eles passaram a ser condôminos, respondendo pela posse das empresas.
O número de condôminos não pode aumentar e quando algum vem a falecer outro executivo é eleito para ocupar sua vaga no condomínio. Ousadia, modernidade e espírito nacionalista foram fundamentais para a criação de diversos veículos que colaboraram para o desenvolvimento econômico e social do país, entre eles a TV Tupi, primeira emissora de televisão brasileira. A trajetória ultrapassa os limites dos fatos que geraram um grupo de comunicação composto por empresas de diversos segmentos: jornais, emissoras de rádio e televisão, revistas, portais de internet e uma fundação. Os Diários Associados revolucionaram a comunicação no Brasil, não apenas registrando história, mas fazendo história.O grupo perdeu a concessão da Tv Tupi e mais 6 emissoras(incluíndo a emissora mais antiga do Rio Grande do Sul a Tv Piratini,fundada em 1959) em 17 de julho 1980,pelo entam governo militar.
As emissoras que restaram ao grupo se filiaram a outras redes de tv.
Atualmente, o grupo conta com 47 veículos de comunicação, sendo 8 jornais, 2 revistas, 12 rádios, 9 emissoras de TV, 9 websites e outras 8 empresas.
Mídia impressa
Jornais
Revistas
Revista | Cidade, UF |
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Aqui TV | Belo Horizonte, Minas Gerais |
Encontro | Belo Horizonte, Minas Gerais |
Brasília, Distrito Federal |
Emissoras de Rádio
Emissora | Cidade, UF | AM | FM |
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BandNews FM Manaíra* | João Pessoa, Paraíba | — | 103.3 |
Rádio Clube** | Fortaleza, Ceará | 1200 | — |
Rádio Clube* | Natal, Rio Grande do Norte | 1270 | — |
Rádio Clube | Recife, Pernambuco | 720 | — |
Rádio Planalto | Brasília, Distrito Federal | 890 | — |
Clube FM | Brasília, Distrito Federal | — | 105.5 |
Clube FM | Recife, Pernambuco | — | 99.1 |
Feliz FM | Belo Horizonte, Minas Gerais | — | 96.5 |
Feliz FM | Natal, Rio Grande do Norte | — | 97.9 |
Super Rádio Tupi | Rio de Janeiro, RJ | 1280 | 96.5 |
- *42,5% das ações, com Sistema Opinião de Comunicação
- **Atualmente retransmite a programação da Clube FM de Brasília
Emissoras de Televisão
Emissora | Cidade, UF | Canal | Afiliação |
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TV Alterosa Belo Horizonte | Belo Horizonte, Minas Gerais | 05 VHF | SBT |
TV Alterosa Juiz de Fora | Juiz de Fora, Minas Gerais | 10 VHF | SBT |
TV Alterosa Divinópolis | Divinópolis, Minas Gerais | 10 VHF | SBT |
TV Alterosa Leste | Governador Valadares, Minas Gerais | 05 VHF | SBT |
TV Alterosa Varginha | Varginha, Minas Gerais | 04 VHF | SBT |
TV Borborema* | Campina Grande, Paraíba | 09 VHF | SBT |
TV Brasília** | Brasília, Distrito Federal | 28 digital 6.1 UHF | RedeTV! |
TV Clube* | Recife, Pernambuco | 09 VHF | RecordTV |
TV Manaíra* | João Pessoa, Paraíba | 10 VHF | Rede Bandeirantes |
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