O Topo Gigio é um personagem de um programa infantil, criado na Itália, em 1959, por Maria Perego.
Topo Gigio é um rato com uma personalidade infantil, muito popular na Itália durante várias décadas. Atua regularmente no concurso Sequim d'Ouro. Fora da Itália, Topo Gigio já fez parte de outros programas de televisão como o Ed Sullivan's Show, nos Estados Unidos, ou Topo Gigio and the Missile War (1966, dir.Kon Ichikawa) e Nippon Animation (1988), um anime, no Japão.Fez sucesso no Brasil, em programas apresentados por Agildo Ribeiro em 1969, na TV Globo. A voz do personagem era feita pelo criador de sua característica voz, o italiano Peppino Mazzullo.
Na década de 1980, o Topo Gigio voltou à TV brasileira na Rede Bandeirantes, em 1983 com o programa "Boa Noite Amiguinhos" e novamente em 1986 e 1987, agora em parceria com o ator Ricardo Petraglia, chamado pelo Topo Gigio de Dick Petra. Nessa época também foram lançados no Brasil dois LPs com o Topo Gigio: "Topo Gigio no Brasil" em 1986 e "Topo Gigio Volume 2" em 1987. Ainda em 1987, um filme foi produzido pela TV Bandeirantes: "Topo Gigio - No Castelo do Conde Drácula", co-produzido pela produtora Diana Cinematográfica e tendo o ator Marthus Mathias, a lendária voz do Fred Flintstone, como o Conde Drácula.
Na temporada da Band de 1986, a voz do Topo Gigio foi feita pelo ator Cassiano Ricardo.
Na temporada da Band de 1987, nos dois discos lançados pela Disco Ban, em 1986 e 1987, com produção de Mister Sam e no vídeo "Topo Gigio - No Castelo do Conde Drácula" a voz do personagem foi feita pelo ator e cantor Laert Julio, também conhecido como Laert Sarrumor, do grupo Língua de Trapo.
Betty Boop é uma personagem de desenho animado criada por Max Fleischer e desenhada por Grim Natwick. Ela apareceu na série de curtas de animação Talkartoons, produzida pelo Fleischer Studios e distribuída pela Paramount Pictures.
Betty tinha um jeito de garota independente e provocadora, sempre com as pernas de fora, exibindo uma cinta-liga. A personagem estreou em 9 de agosto de 1930, no curta Dizzy Dishes, espelhando-se nas divas desta década, ao som de muito jazz (Big Bands). Mas Betty Boop ficou famosa mesmo quando interpretou Boop-Oop-a Doop-Girl, de Helen Kane, e, enfim, entrou para a história, participando de mais de 100 animações.
Apesar de ter sido atenuada em meados dos anos 1930, como resultado do Código Hays para parecer mais recatado, ela se tornou uma das personagens de desenhos animados mais conhecidas e populares do mundo.
Os comerciantes redescobriram Betty Boop na década de 1980. Os produtos inspirado em Betty Boop se distanciam muito dos desenhos animados, uma vez que muito não têm conhecimento dela como uma criação cinematográfica. Grande parte desse produtos a colocam na sua forma mais sexy, tornando a personagem popular em todo mundo.
A propriedade dos desenhos animados de Betty Boop mudou de mãos ao longo das décadas intervenientes devido a uma série de fusões, aquisições e alienações (envolvendo principalmente a Republic Pictures e em 2006, pela divisão corporativa da controladora Viacom em duas empresas separadas). Atualmente, a Olive Films (sob licença da Paramount) detém os direitos de home video e a Trifecta mantém direitos de transmissão televisiva. A personagem e a marca registrada são de propriedade do Fleischer Studios, com produtos licenciados pela King Features Syndicate.
No Brasil, Betty foi dublada por Lina Rossana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário