“No futuro, todos terão seus quinze minutos de fama”, profetizou o multiartista Andy Warhol há 50 anos. O que ele não previu é que alguns famosos optariam renunciar ao status de celebridade para voltar ao anonimato.
Muitos artistas alçados ao horário nobre da Globo hoje vivem longe da TV e não demonstram saudade do estrelato. O blog selecionou 6 casos:
Paulo Castelli – O gaúcho, hoje com 59 anos, foi um dos mais tietados galãs da Globo. Fez mais de vinte trabalhos na TV. Entre eles, novelas inesquecíveis como Os Imigrantes (Band, 1981), Ti Ti Ti (Globo, 1985) e Kananga do Japão (TV Manchete, 1989). Em 1991, o ator decidiu se afastar da TV. Fez graduação e mestrado em Psicologia na PUC-SP, com especialização em Gerontologia, o estudo do processo do envelhecimento. Adotou o último sobrenome e passou a se anunciar Dr. Paulo Greven. Fundou a Casa de Repouso para Idosos Solar Ville Garaude, em Alphaville, na Grande São Paulo, onde também atende pacientes em uma clínica de reprodução assistida. Casado e pai de três filhas, não pensa em retomar a carreira artística. “Lembro com carinho da época em que trabalhava na televisão”, disse Castelli em entrevista exibida no Vídeo Show, em junho deste ano.
Lídia Brondi – De lolita que posou para a Playboy a heroína de novelas, ela foi uma das atrizes mais queridas de sua época. A ex-atriz pode ser vista atualmente em seu último trabalho na teledramaturgia: a novela Meu Bem, Meu Mal, de 1990, exibida no Canal Viva. Depois de interpretar a personagem Fernanda, ela se afastou dos estúdios. Curou-se da Síndrome do Pânico com trabalho espiritual e meditação. Formada em Psicologia pela PUC-SP, atende pacientes em um consultório na capital paulista. Está com 55 anos e não aceita dar entrevistas. No carnaval de 2002 foi vista no programa de Amaury Jr., quando estava num camarote na Marquês de Sapucaí. Em 1999, no Vídeo Show, declarou não descartar o retorno à TV, mas essa possibilidade é remota. As raras aparições públicas acontecem ao lado do marido, o ator Cássio Gabus Mendes, com quem contracenou em Vale Tudo, Tieta e Meu Bem, Meu Mal. Lídia tem uma filha de 30 anos, de seu casamento com o diretor de novelas Ricardo Waddington.
Eduardo Tornaghi – Foi considerado um dos homens mais bonitos já vistos na televisão. Em seu tempo, conquistou uma legião de fãs. Atuou em produções marcantes da Globo como A Moreninha (1975), Dancin´Days (1978) e Marina (1980). Teve o último papel de destaque em A Gata Comeu, de 1985. Insatisfeito com a futilidade do mundo da fama, rompeu com a emissora e foi viver de teatro. Hoje, às vésperas de completar 65 anos, dá aulas de interpretação, produz eventos de literatura e é artista de rua – recita poesias na orla do Rio de Janeiro. Fez algumas tentativas de retomar a carreira na TV, porém jamais conseguiu um papel relevante. Em entrevistas, costuma declarar que seu tempo de glória “já passou”.
Luma de Oliveira – Modelo de sucesso no início da década de 1980, fez três novelas na Globo: Hipertensão (1986), O Outro (1987) e Meu Bem, Meu Mal (1990), no ar no Canal Viva. Abandonou a carreira para se casar com o empresário Eike Batista, pai de seus dois filhos, Thor e Olin. Recebeu vários convites para voltar à TV, porém decidiu se manter longe das câmeras mesmo após a separação, em 2004. As eventuais aparições na mídia foram ocasionadas pela participação em desfiles de carnaval e flagras com namorados. Voltou a ser destaque na imprensa com a derrocada financeira do ex-marido. Aos 51 anos, mantém a boa forma e não se recusa a atender os fãs que a reconhecem durante seus passeios pelos shoppings da zona sul carioca.
Henrique Farias – O ex-ator conquistou o auge da fama logo no primeiro trabalho na TV: o adolescente Ringo Starr da novela Top Model (Globo, 1990). A projeção garantiu sua escalação para outro fenômeno de audiência na emissora, Vamp. Pouco depois ele surgiu em Olho no Olho. A partir daí não conseguiu nenhum papel tão importante e decidiu cursar Direito. A segurança da nova carreira o fez abandonar o universo artístico. Hoje, aos 42 anos, está casado e é pai. Possui bem-sucedida atuação na área trabalhista e não pensa em trocar os tribunais pelos estúdios.
Alexandra Marzo – Nasceu famosa por ser filha de dois ídolos da televisão, Betty Faria e Claudio Marzo, falecido em 2015. Com poucos dias de vida, ela já estava na capa de revistas e jornais. Estreou na Globo aos 18 anos, em Hipertensão (1986). Fez outros dez trabalhos no canal até 1999, incluindo Mulheres de Areia (1993), exibida atualmente no Canal Viva. Decidiu dar um tempo na carreira para cuidar da filha e nunca mais retornou à emissora. Afirmou em entrevistas ter descoberto a falta de vocação para atuar. Aos 47 anos, faz cursos de roteiro e não descarta colaborar como co-autora de novela
Nenhum comentário:
Postar um comentário